PUBLICIDADE

Uma prosa sobre o homem do baú


Com certeza você já ouviu falar no homem do baú. De fato, o Baú da Felicidade é mesmo um baú de felicidades se considerarmos que tudo o que Silvio Santos construiu veio a partir daí. No livro do Arlindo Silva, A Fantástica História do Silvio Santos vemos um fenômeno da criatividade e do empreendedorismo, observe a sequência de sucessos:

1 - Baú da Felicidade
2 - Publicidade Silvio Santos LTDA para diversificar os anúncios na TV Paulista, canal 5;
3 - Construtora para construir as casas que o Baú estava sorteando;
4 - Baú Financeira, para administrar o crediário dos clientes; 


5 - Vimave Veículos para resolver dois problemas, o primeiro referente a oficina das kombis e o segundo porque nessa época o Baú já premiava 30 ou 40 carros por mês. 


6 - Companhia de seguros para colocar os carros da concessionária no seguro, caso o cliente não pagasse o seguro pagaria; 


7 - E por último consta um reflorestamento no Paraná e uma fazenda de 70 mil hectares no Mato Grosso para exportar pelo porto de Santarém.

Mas e o SBT? Bem, o SBT é uma história mais longa e seria interessante se comprassem o livro. O trecho acima, entre outros claro, foi o trecho que mais me chamou atenção, afinal, a gente não consegue administrar a família e ele aumenta o patrimônio como solução de um problema.

Silvio Santos recebeu uma bonita homenagem do SBT quando fez 80 anos de idade, ele nasceu no dia 12 de dezembro de 1930, essa homenagem você pode ver ou rever no youtube clicando aqui, falando em Silvio Santos e participando como colunista do blog Família SBTista não dá para deixar de citar um canal muito bom que trás inúmeras curiosidades, vídeos, fotos exclusivas é a Página do Silvio Santos. Tem o site www.páginadosilviosantos.com e uma página no youtube para quem curte dar boas risadas com nosso velho mestre dos domingos
.


Recentemente comprei a revista (coleciono na medida do possível as revistas em que ele sai) Guia da TV, Tributo. Antes de escrever esta coluna verifiquei no site da editora Alto Astral se a revista ainda estava para vender para que eu pudesse colocar o link aqui no blog, mas infelizmente não está mais para vender. Só para causar inveja aos que não compraram, a editora fez um excelente trabalho, imagens de arrancar sorrisos de qualquer pessoa. Uma imagem mais linda que a outra.

Todos nós sabemos que se existe uma coisa que Silvio Santos não faz é dar entrevistas. Ele deu uma entrevista em 1988 (Veja a entrevista aqui!) e depois nunca mais! OPS! Alguém de muita sorte conseguiu entrevistá-lo para um trabalho de faculdade chamado TCC... Veja aqui. Eu achei o rapaz de uma sorte absurda, se eu fosse o professor dele dava 10 só por ter conseguido uma entrevista com uma lenda viva.

Ah! Estava me esquecendo.... o nome verdadeiro do Silvio Santos é Senor Abravanel, o nome Abravanel tem história, Alberto Dines escreveu um livro chamado O Baú de Abravanel eu achei o livro meio chatinho de ler, mas vale a pena dar olhadinha. (O livro é antigo, possivelmente só será encontrado em sebos. O site Estante Virtual é um excelente local para este tipo de compra.)

Para se ter um idéia de que Abravanel não é qualquer nome, observe este trecho retirado do livro acima citado:

"O primeiro Abravanel está nas Escrituras. Um eminente intelectual de Amsterdam (...), o rabino Manassé Ben Israel, foi casado com uma Abravanel. E, do alto da sua importância intelectual, Manassé sentenciou em solene latim, de modo que o mundo dos gentios o soubesse, que os Abravanel descendiam do rei Davi." Em nota no final do livro é explicado que a afirmação é baseada em estudos do Isaac Abravanel e Leão Hebreu, mas estudos posteriores colocaram essa tese em dúvida.

Abaixo segue uma lista de vídeos que eu particularmente gosto muito e são momentos marcantes da trajetória deste apresentador, empresário e lenda viva, Silvio Santos sem o qual a Família SBTista jamais existiria.

Discurso do Silvio Santos na concessão do SBT em 1981

Silvio Santos - 50 anos de Televisão

Discurso do Silvio Santos - 50 anos do Grupo Silvio Santos

Os tombos do Silvio Santos.... Não é importante, mas é engraçado!

E como não poderia deixar de postar, Silvio Santos, lições de vida.
Valeu pessoal, espero que gostem.